domingo, 29 de maio de 2011

O que acontecerá essa semana




Programação da Vigilia (11 de junho)


15h30min. – Chegada e acolhimento
15h45min. – Canto, animação e Terço da Misericordia
16h00min. – Oração e Louvor exaltando o Nome de Jesus
16h30min. – Início da Novena
17h15min. – Oração, Louvor e animação
17h30min. – 1ª Pregação e oração: Paulo Teomar
Tema: “Transformados e guiados pelo Espírito Santo”
18h30min. – Breve intervalo – lanche partilhado
19h00min. – Animação, oração e louvor
19h30min. – 2ª Pregação e oração: Cláudia Maria
                      Tema: Capacitados pelo Espírito Santo para Servir
20h30min. – Adoração ao Santíssimo Sacramento
21h20min. – Santa Missa com oração por cura e libertação


PARTICIPE VOCÊ TAMBÉM!


Maiores Informações:
Secretaria Paroquial - 3248-3484
paroquiasaojose.amaralina@yahoo.com.br

sábado, 21 de maio de 2011

Uma Santa Nordestina

Quando se fala de santos, a tendência das pessoas é pensar naqueles que estão nos altares representados pelas imagens, ou que se encontram no céu, ou ainda num passado muito distante. De fato, inúmeros santos viveram há séculos ou há quase dois mil anos, porém muitos outros viveram em nosso tempo. Antes de serem imagens sacras ou de chegarem ao céu, foram pessoas que viveram na terra em meio aos desafios e alegrias da vida cotidiana, como nós. Assim aconteceu com a baiana Irmã Dulce, que será beatificada em Salvador, sua terra natal, no próximo dia 22 de maio. Sua beatificação é relevante para todo o Brasil, porém, enaltece especialmente a Bahia e todo o nosso querido Nordeste. Sua figura e atuação vão muito além da Igreja Católica sendo muito querida e admirada também por gente de outras denominações religiosas. Para a sua beatificação foi importante o reconhecimento de um milagre por sua intercessão, a recuperação de uma mulher sergipana que havia sido desenganada por médicos após sofrer hemorragia durante o parto. Contudo, a sua beatificação é acima de tudo o reconhecimento de uma vida santa que serve de exemplo para todos nós.
Falecida em 1992, já com fama de santidade, a Irmã Dulce, conhecida como o “anjo bom da Bahia”, chamava-se Maria Rita de Souza Brito Lopes Pontes. Ao tornar-se religiosa na Congregação das Irmãs Missionárias da Imaculada Conceição da Mãe de Deus, passou a ser chamada Ir. Dulce.  Quando enferma, teve a graça de ser visitada pelo beato Papa João Paulo II, em 1991. Deixou-nos grandes lições de vida como a humildade, a caridade, o serviço, a solidariedade e a partilha, motivada pela fé em Cristo e animada por uma vida intensa de oração. Consagrou-se a Deus servindo aos que sofrem e testemunhando o valor da vida dos que não têm a própria dignidade e direitos reconhecidos. Dedicou-se, com admirável caridade, ao serviço dos pobres, dos desamparados e dos doentes, reconhecendo neles o rosto sofredor de Jesus. Confiando na divina Providência e contando com a solidariedade das pessoas, fundou diversas obras sociais e estabelecimentos, dentre os quais se destaca o renomado Hospital Santo Antonio, em Salvador, em cuja capela encontra-se sepultada. Louvamos a Deus pela nova beata declarada pela Igreja, Irmã Dulce, assim como, por tantas mulheres e homens que se dedicam generosamente ao serviço da caridade em nossas famílias, hospitais, casas de acolhida e comunidades. “Beato”, isto é, “feliz” quem vive o mandamento do amor que Jesus nos deixou, como fez Irmã Dulce.

Dom Sérgio da Rocha
Arcebispo de Teresina - PI



Fonte: shalom.org

quinta-feira, 19 de maio de 2011

Antes de dizer ao mundo, Diga ao teu próximo!

 


A paz de Cristo e o amor de Maria!   


"Antes de dizer ao mundo, diga ao seu vizinho" , que frase intrigante não acha?
Daí você deve estar pensando: mas Ihasmin... eu já comprimento meu vizinho, sempre quando vejo ele na rua, sorrio pra ele. Aí eu te pergunto: já parou para conversar com Ele/Ela? saiba que muitas vezes o próximo precisa de um carinho, de um conselho, até mesmo de se aproximar de Deus através de nós.  
Ontem, eu estava na liturgia, e o evangelho de domingo é sobre o bom pastor (João 10, 1-10) , e lá refletimos sobre as "ovelhas" perdidas, as "ovelhas" indecisas, e as que já encontraram "o seu pastor". As ovelhas = os seres humanos, e o único e digno Pastor: Jesus Cristo.
E lá nós indagamos, será que estamos sendo bons discípulos do Bom Pastor? ou seja, será que estamos afastando as "ovelhas" ou trazendo-as para o nosso "rebanho" consagrado?

Hoje em dia, a nosso rotina é tão corrida, as vezes encontramos com um conhecido e as vezes essa pessoa precisa de uma palavra amiga, daí nós apenas à comprimentamos e pronto. Amado e amada, seja imitadora do Senhor. Jesus naquela época não deixava passar ninguém por despercebido, Ele olhava nos olhos do próximo, conversava, Ele não precisava de nada disso! Pois era filho de Deus, mas mesmo assim, se pôs humilde ao próximo, de escutá-lo e ajudá-lo!

" De fato, vocês conhecem a generosidade de nosso Senhor Jesus Cristo, Ele, embora fosse rico, se tornou pobre por causa de vocês, para com a sua pobreza enriquecer a vocês"
(2 coríntios 8,9)

Aqueles que pretendem viver bem, devem apoiar aqueles que estão perto deles. E quem optar por ser feliz deve ajudar seus irmãos e amigos a encontrar a felicidade, porque a fortuna de cada um está hipotecada ao bem-estar daqueles que o cercam.

- Peço que agora, pare o que está fazendo a mais e proclame isso na sua vida a partir de hoje:

Senhor Jesus, Tu partilhas-te Tua divindade conosco, para nos ensinar a viver como filhos de Deus. Ensina-nos a partilhar a nossa humanidade com os outros, nossos dons e talentos, o nosso material, espiritual e intelectual.


Eu quero aprender a compartilhar o meu tempo com meus vizinhos e amigos, minha capacidade de ouvir, a minha solidariedade, e os segredos de meus sucessos e triunfos com aqueles mais próximos a mim. Não me deixe, Senhor, construir muros para defender-me, porque eles me afastam de meus irmãos, que são Seus filhos. Amém!!


Deus te abençõe e Maria o(a) proteja!

Iahsmin Aprígio

sexta-feira, 13 de maio de 2011

A Palavra que Provoca Revolução e Sustenta

Maior parte dos jovens acredita que participar das Santas Missas é chato, demora, é coisa para “velhos”, enfim, a verdade é que muitos ainda não fizeram essa experiência com o Sagrado, não foram atraídos/seduzidos pela Palavra e mistério de Jesus. Hoje somos seduzidos pelas propagandas, novelas, reality shows, sem saber que Deus nos convida para sermos seduzidos pela sua Palavra, que é Vida e “perfeita comunicação do Pai em Jesus” é tudo aquilo que o Pai quer dizer para mim, para você, pois Jesus é a Palavra.
Um dia desses, vivi uma experiência de falar ainda timidamente, sobre o que é essa Palavra para nós quando um colega de faculdade deu a sua opinião do que seria a Bíblia para ele, pensamentos esses, que me fizeram perceber quantos jovens precisam ser seduzidos e transformados pelas palavras de Jesus.
A Palavra de Deus, não são notícias que lemos para sermos informados, ao contrário, somos formados, não é estória de quadrinho e sim alimento, ela é eficaz, produz frutos.
Vejo que essa sedução pode vir por ponte, o que seria? você, eu, podemos ser essa ponte, dando nosso testemunho, sendo modelo de jovem que vive essa Palavra, não falar timidamente, mas sermos ousados e deixarmos ser impulsionados pelo Espírito de Deus, devemos deixar que essa Palavra revolucione nossa vida, para assim, espalhar essa revolução em casa, na escola/faculdade, trabalho, precisamos conhecer para apresentar.
Lendo a Bíblia todos os dias, estamos alimentando a alma, assim como alimentamos o nosso corpo todos os dias quando comemos e bebemos. O desafio é ler a bíblia, não porque me mandaram, mas porque eu preciso. “Preciso ler a bíblia, pois a Revolução Jesus que começou em mim, não pode parar.”
Essa batalha continuará e se não deixarmos ser seduzidos pela Palavra, seremos seduzidos por outras coisas. Se nosso coração não é preenchido, virá a carência, o vazio, a depressão. Alimentemo-nos dessa Palavra que é VIDA. Vamos fazer esse propósito? Fiquem com Deus!

“Seduziste-me Senhor e eu me deixei seduzir.” (Jr 20, 7)

Por Isabela Rosas


segunda-feira, 9 de maio de 2011

Fica Conosco, Senhor!



Oração de Bento XVI, Papa,
em seu Discurso de Abertura à V Conferência do CELAM 

Fica conosco, Senhor, “porque é tarde e o dia já declina” (Lc24,29).
Fica conosco, Senhor, e acompanha-nos, mesmo que nem sempre tenhamos sabido reconhecer-Te.
Fica conosco, Senhor, porque em torno a nós as sombras estão se fazendo mais densas, mas Tu és a Luz. Em nossos corações se insinua a desesperança, mas Tu nos fazes arder com a certeza da Páscoa. Estamos cansados do caminho, mas Tu nos confortas na fração do pão, para que anunciemos a nossos irmãos que ressuscitaste verdadeiramente e que nos deste como missão sermos testemunhas de tua ressurreição.
Fica conosco, Senhor, quando em torno a nossa fé católica surgem as sombras da dúvida, do cansaço ou das dificuldades: Tu és a própria Verdade e, como revelador do Pai, ilumina nossas mentes com tua Palavra; ajuda-nos a sentir a beleza de crer em Ti.
Fica em nossas famílias, ilumina-as em suas dúvidas, sustenta-as em suas dificuldades, consola-as em seus sofrimentos e em suas fadigas diárias, quando em torno a elas se acumulam as sombras que ameaçam sua unidade e natureza.
Tu que és a Vida, Fica em nossos lares, para que eles continuem a ser ninhos onde nasça a vida humana, abundante e generosamente, onde se acolha, se ame, se respeite a vida desde sua concepção até seu declínio natural.
Fica, Senhor, com aqueles que, em nossa sociedade, são mais vulneráveis: Fica com os pobres e os humildes, com os indígenas e com os afro-americanos, que não sempre encontraram espaços e apoio para expressar a riqueza de sua cultura e a sabedoria de sua identidade.
Fica, Senhor, com nossas crianças e com nossos jovens, que são a esperança e a riqueza de nosso Continente, protege-os das muitas insídias que atentam contra sua inocência e contra suas legítimas esperanças.
Oh, Bom Pastor, Fica com nossos anciãos e com nossos doentes! Fortalece a todos em sua fé para que sejam discípulos e missionários! 

Aparecida, 12 de maio de 2007.
(Tradução do espanhol de Frei Neylor J. Tonin, franciscano, irmão menor e pecador)



quinta-feira, 5 de maio de 2011

SANGUE DE JOVEM, REVOLUCIONA!

Li recentemente uma frase que me deixou bem impactado, a frase é esta: “Sangue de jovem não corre, tira racha!”
Realmente é assim, queremos as coisas para já e para agora! Só você imaginar a lentidão da tua net. Se o download demora com certeza a sua impaciência vem em banda larga!
Outros podem usar a frase adaptada:“sangue de jovem não corre, voa”. Prefiro usar:
Sangue de jovem não corre, revoluciona!
Temos uma força forte que corre em nossas veias. Parece redundante, mas não é!
Esta força é forte! Pois vem do próprio Deus. Tem gente demais querendo nos convencer que esta força é fraca! Não se deixe iludir!
Fizemos uma experiência com Jesus, ele nos olhou e mudou a nossa vida! Provocou Revolução! E se ainda não provocou, pare de ler este post e se permita ser olhado por Ele! Ele está perto e está com o olhar fixo em você!
Esta experiência foi e é tão forte que nos faz pegar a vida nas mãos e dá-la um destino, um sentido! Gastar a vida na construção de um mundo mais bacana!
Quero te convidar a se mexer, a provar uma Revolução, algo que vai além de ideologia, mas algo que parte do encontro com uma pessoa! Jesus!
Como você se encontra hoje? Tem vontade de mudar o mundo? Vamos anunciar com a vida que é possível ser outro Cristo!
Apesar das dificuldades, não se deixe desencorajar nem renuncie os seus sonhos!
A vida pode até ser dura e difícil, porém acredite: Ser jovem é ter uma visão além do alcance!
O sangue de Jesus nos libertou! Este sangue revoluciona nossa vida e nos leva a falar mais alto que antes e nos dá a certeza de que é preciso mudar esta realidade!
Está em nossas mãos o futuro! Ou vai viver de passado? Pegue cada chance que tem e faça desta chance a oportunidade de provocar a Revolução Jesus!
Se está no presente, viva-o como ele é, ou seja, um presente! Abra-se e se perceba como presente, como Dom.
Neste post, quero provocar você a uma radicalidade na santidade! A deixar-se atrair por Deus e assim fazer algo para mudar a realidade! Podemos anunciar a vida eterna, e que o céu é uma conquista já garantida com Jesus, mas falta nossa parte!
“Os santos são os verdadeiros reformadores. Só dos Santos, só de Deus provém a verdadeira revolução, a mudança decisiva do mundo”. ( Bento XVI)
E aí, vamos juntos provocar a Revolução Jesus?
Comente retuite, coloque no Orkut este texto, até se quiser imprimi-lo e queimá-lo e que a fumaça produzida possa anunciar Jesus. Provoque uma reação! Vamos fazer barulho, mas que este barulho tenha o conteúdo que gera sentido, gera vida!
Um conteúdo que é pessoa, é Jesus!

Tamu junto!
Adriano Goncalves

Fonte: Canção Nova

domingo, 1 de maio de 2011

CERCO DE JERICÓ - O QUE É?

Torna-se cada vez mais comum as comunidades adoradoras fazerem o Cerco de Jericó. De que se trata? Esta prática nasceu na Polônia. Consiste na oração incessante de Rosários, durante sete dias e seis noites, diante do Santíssimo Sacramento exposto. 
De onde veio a inspiração paro o  “Cerco de Jericó”? No Antigo Testamento, depois da morte de Moisés, Deus escolheu Josué para conduzir o povo hebreu. Deus disse a Josué que atravessasse o Jordão com todo o povo e tomasse posse da Terra Prometida. A cidade de Jericó era uma fortaleza  inexpugnável. Ao chegar junto às muralhas de Jericó, Josué ergueu os olhos e viu um Anjo, com uma espada na mão, que lhe deu ordens concretas e detalhadas. Josué e todo Israel executaram fielmente as ordens recebidas: durante seis dias, os valentes guerreiros de Israel deram uma volta em torno da cidade. No sétimo dia, deram sete voltas. Durante a sétima volta, ao som da trombeta, todo o povo levantou um grande clamor e, pelo poder de Deus, as muralhas de Jericó caíram… (cf. Js 6). 
O Santo Padre João Paulo II  devia ir à Polônia a 8 de maio de 1979, para o 91º aniversário do martírio de Santo Estanislau, bispo de Cracóvia. Era a primeira vez que o Papa visitava o seu país, sob o regime comunista; era uma visita importantíssima e muito difícil. Aqui começaria a ruína do comunismo ateu e a queda do muro de Berlim. Em fins de novembro de 1978, sete semanas depois do Conclave que o havia eleito Papa, Nossa Senhora do Santo Rosário teria dado uma ordem precisa a uma alma privilegiada da Polônia: “Para a preparação da primeira peregrinação do Papa à sua Pátria, deve-se   organizar na primeira semana de maio de 1979, em Jasna Gora (Santuário Mariano), um Congresso do Rosário: sete dias e seis noites de Rosários consecutivos diante do Santíssimo Sacramento exposto.” 
No dia da Imaculada Conceição (08 de Dezeembro de 1978), Anatol Kazczuck, daí em diante o promotor desses Cercos, apresentou a ordem da Rainha do Céu a Monsenhor Kraszewski, bispo auxiliar da Comissão Mariana do Episcopado. Ele respondeu: “É bom rezar diante do Santíssimo Sacramento exposto; é bom rezar o Terço pelo Papa; é bom reza em Jasna Gora. Podeis fazê-lo.”
Anatol apresentou também a mensagem de Nossa Senhora a Monsenhor Stefano Barata, bispo de Czestochowa e Presidente da Comissão Mariana do Episcopado. Ele alegrou-se com o projeto, mas aconselhou-os a não darem o nome de “Congresso”, para maior facilidade na sua organização. Então, deu-se o nome de “Cerco de Jericó” a esta iniciativa. O padre-diretor de Jasna Gora aprovou o projeto, mas não queria que se realizasse em maio por causa dos preparativos para a visita do Santo Padre. Dizia ele: “Seria melhor em abril.” “Mas a Rainha do Céu deu ordens para se organizarem esses Rosários permanentes na primeira semana de maio”, respondeu o Sr. Anatol. O padre aceitou, recomendando-lhe que fossem evitadas perturbações. 
A Santíssima Virgem sabia bem que o Cerco de Jericó em maio não iria perturbar a visita do Papa, porque ele não viria. E, logo a seguir, as autoridades recusaram o visto de entrada no país ao Santo Padre, como tinham feito a Paulo VI em 1966. Consternação geral em toda a Polônia! O Papa não poderia visitar a sua Pátria. 
Foi, então, com redobrado fervor que se organizou o “assalto” de Rosários. E, no dia 7 de maio, ao mesmo tempo que terminava o Cerco, caíram “as muralhas de Jericó”. Um comunicado oficial anunciava que o Santo Padre visitaria a Polônia de 2 a 10 de junho. Sabe-se como o povo polonês viveu esses nove dias com o Papa, o “seu” Santo Padre, numa alegria indescritível! 
No dia de 10 de junho, João Paulo II terminava a sua peregrinação, consagrando, com todo Episcopado polonês, a nação polaca ao Coração Doloroso e Imaculado de Maria, diante de um milhão e quinhentos mil fiéis reunidos em Blonic Kraskoskic. Foi a apoteose! 
Depois dessa estrondosa vitória, a Santíssima Virgem ordenou que se organizassem Cercos de Jericó todas as vezes que o Papa João Paulo II saísse em viagem apostólica. “O Rosário tem um poder de exorcismo”, dizem os nossos amigos da Polônia, “ele torna o demônio impotente.”
Por ocasião do atentado contra o Papa, em 13 de maio de 1981, os poloneses lançaram de novo um formidável “assalto” de Rosários e obtiveram o seu inesperado restabelecimento. Mais uma vez, as muralhas de ódio de Satanás se abatiam diante do poder da Ave-Maria. 
Em várias partes do mundo estão sendo realizados agora Cercos de Jericó. A 2 de fevereiro de 1986, aquela mesma alma privilegiada recebia outra mensagem da Rainha Vitoriosa do Santíssimo Rosário: “Ide ao Canadá, aos Estados Unidos, à Inglaterra e à Alemanha para salvar o que ainda pode ser salvo.” Nossa Senhora pede que se organizem os Rosários permanentes e os Cercos de Jericó, se queremos ter certeza da vitória.