domingo, 23 de outubro de 2011

O sentido da nossa beleza


A Palavra de Deus (Gn 1) narra a verdade fundamental do homem, criado à imagem e semelhança de Deus.
Saber que fomos criados por Deus em um desígnio único de amor nos distingui das outras espécies de criaturas; faz de cada um de nós únicos, dignos de todo o respeito e admiração. Porém, destruímos esta verdade quando reduzimos nossa beleza de criaturas a adjetivos como melancia, morango, pera, melão, tanquinho, sarado, etc. Todas estas definições são pobres diante da nossa essência, oriunda do Criador, que é o Belo por excelência. É semelhante a alguém que pode ganhar uma linda obra de arte, mas prefere ficar com o rascunho.

Somos chamados a viver a plenitude em Deus, assumindo que, se existimos é porque o Senhor nos criou, não por um desígnio qualquer, de uma coisa qualquer, mas Ele nos criou a partir de Sua própria natureza.
O certo é que não entendemos o mistério desta imagem e semelhança, pois, diante de tantos padrões de “beleza”, não conseguimos definir qual é a imagem de Deus nos homens; nos questionamos, inclusive, se os mais “belos” são os mais “abençoados”. Ora, beleza, no sentido estético, não possui correlação com imagem e semelhança de Deus.
Todos os homens são belos, pois são criados por Aquele que é belo por excelência: o Senhor. Sendo assim, tudo o que Ele faz é bom. Por consequência, somos belos, lindos, e podemos dizer: “Sou belo, pois o Senhor me criou assim”.
Destruímos esta verdade quando reduzimos nossa beleza a adjetivos como melancia, morango, pêra, tanquinho, sarado…
A beleza que nós infelizmente buscamos e colocamos como finalidade da nossa corporeidade tem sido fruto de um padrão cultural, não necessariamente decorrente da criação.
O sentido verdadeiro de ser imagem e semelhança do Senhor pode ser encontrado nas catequeses do Papa Beato João Paulo II no início de seu pontificado. Estas deram origem à chamada “Teologia do Corpo”.
Em uma destas catequeses ( de 6 de dezembro de 1978), o Santo Padre nos ensinou que, na narrativa da criação do homem, Deus manifesta o desejo de colocar o homem em evidência diante das outras criaturas. É como se o Criador entrasse em Si mesmo e, de modo particular, tirasse o homem do mistério do Seu próprio ser, ou seja, da Sua imagem.
Sendo assim, a imagem deve “espelhar”, quase reproduzir “a substância” do seu Protótipo. O Criador diz também: à nossa semelhança. É óbvio que não se deve entender como um “retrato”, mas como ser vivo, que viva uma vida semelhante à d’Ele. A definição do homem “imagem de Deus” evidencia aquilo que faz com que este homem seja “um ser distinto de todas as outras criaturas do mundo visível”, afirmou o Santo Padre.
Portanto, somos chamados à existência por um ato de amor do Senhor. Assim, belos desde origem, uma vez que ser imagem e semelhança é participar da vontade de Deus e comunicá-la aos homens, pois “Deus, vendo toda a sua obra, considerou-a muito boa” (Gn 1, 31). Devemos assumir a iniciativa do Senhor em nos criar à sua imagem e semelhança, assumindo que somos belos, porque o Senhor nos fez assim!

Fonte: cancaonova.com

SOLTE A SUA VOZ NO HALLELUYA ♪


segunda-feira, 17 de outubro de 2011

A Beleza de Viver o Hoje

A vida é mesmo engraçada. As vezes achamos que tudo vai dar certo, mas acontece tudo errado; outras vezes, estava tudo perdido, mas, inexplicavelmente, o impossível acontece.
Cada dia que passa percebo mais que não sou eu a determinadora do meu futuro. Só tenho o hoje, só o hoje.
“Tenho medo da graça que passa sem que eu perceba!” (Santo Agostinho).
Tenho medo de não aproveitar a graça, o tempo que me é dado: o hoje. Tenho medo de que as minhas falhas me impeçam de enxergar a beleza que está à minha volta e dentro de mim.
“Senhor, dê-me a graça de enxergar com Seus olhos, porque, na verdade, “Sou um misto de beleza e imperfeição que merece ser feliz” (Padre Fábio de Melo).
Tenho apenas o agora; o ontem já passou e nada posso fazer para mudá-lo e o amanhã ainda não chegou. Posso viver apenas o hoje, por isso escolho ver a beleza dos meus irmãos, das pessoas que trabalham comigo,que estão próximas e distantes – seja essa distância física ou de coração -, pessoas que eu preciso aprender a enxergar com outros olhos, transformando dificuldades em belezas.
Ainda que o mundo queira afirmar somente a “feiura” nos erros, nas dificuldades e perdas, nos sofrimentos e desilusões, também nas pessoas, há sim beleza em cada situação, em cada pedra no caminho, em cada ‘não’ que recebo, em cada pessoa que se foi.
Não posso apenas me prender nas belezas do passado. Lugares, pessoas e situações foram maravilhosos, experiências incríveis; no entanto, belezas que seguiram seu rumo, e eu o meu.
“Tenho medo da graça que passa sem que eu perceba!” (Santo Agostinho).
Deus me permitiu viver tudo isso, mas meu olhar precisa estar fixo no hoje, na vontade d’Ele que se chama ‘hoje’.
É preciso um esforço consciente para não permitir que o sofrimento nos torne cegos à beleza da vida. Sempre é possível recuperar a alegria de viver. É por isso que, todos os dias ao acordar, gosto de imaginar como Jesus sorria e como Ele ainda ri de mim, das minhas inseguranças, dos erros que, muitas vezes, não consigo esquecer, mas que Ele há muito já apagou.
Senhor, dê-nos a graça de sorrir no hoje enquanto carregamos nossa cruz diária. Quero que meu sorriso brilhe para aqueles que não veem mais sentido em sorrir. No seu hoje, faça alguém sorrir !
“Se, portanto, existe algum conforto em Cristo, alguma consolação no amor, alguma comunhão no Espírito, alguma ternura e compaixão, completai a minha alegria, deixando-vos guiar pelos mesmos propósitos e pelo mesmo amor, em harmonia buscando a unidade” (FL 2,1).

Fonte:cancaonova.com


DEUS TE ABENÇOE!

CRISJOVEM 2011




 Já estão abertas as inscrições para o XXXIX Crisjovem, promovido pela Pastoral da Juventude Arquidiocesana. O encontro, que será realizado no dia 30 de outubro, das 7h30 às 17h, na Universidade Católica de Salvador (Ucsal) – Campus Federação -, terá como tema Juventude cristã e protagonismo feminino. As inscrições custam R$ 2 e podem ser realizadas na Pastoral da Juventude, localizada na Cúria Bom Pastor – Garcia. Vale lembrar que entre os dias 15 e 23 de outubro as paróquias devem realizar a Semana Pré-Crisjovem. Mais informações pelos telefones (71) 4009-6616/4009-6618 / 3314-0758 ou pelo e-mail pjssaba@hotmail.com.

Fonte:arquidiocesesalvador.org.br

PARTICIPE!!

segunda-feira, 10 de outubro de 2011

É missão de todos nós




Quantos planos bonitos e projetos brilhantes hão fracassado ao  longo da historia por falta de homens e de ombros! Para a evangelização e transformação do mundo, Deus necessita dos homens.
Necessita instrumentos convencidos, comprometidos e dispostos a dar tudo. Muitos textos bíblicos nos falam daqueles que Deus escolheu. 
O povo judeu é para Deus “um reino de sacerdotes e uma nação santa”. É o povo eleito e preferido por Deus entre todos os povos da terra, para levar adiante seus planos.

Dons são tarefas. Jesus chama aos seus apóstolos e lhes entrega sua primeira missão. Devem anunciar a grande notícia da proximidade do reino; e isso não só por meio de palavra, se não também com sinais e ações concretas. Porque quando Deus elege é para dar uma missão.
Dons são tarefas. Por isso, o Senhor envia aos apóstolos e lhes confia uma tarefa. E como os doze, toda a Igreja é uma Igreja apostólica e missionária.
A Igreja não vive para si mesma, se não para ser luz do mundo, para servir a humanidade inteira, para salvar a todos os povos. Também todos nós somos enviados.
Cada cristão é um missionário. Esse tesouro imenso que recebemos - a luz de Cristo e de seu Evangelho – é para comunicá-lo a todos os homens. Como o Senhor nos indica cada cristão deve converter-se em “sal da terra”, em “luz do mundo” e em “fermento da massa”.
Não nos encerremos. Com efeito, Deus não criou a Igreja para ser uma espécie de “clube seleto” de almas privilegiadas, as que se permite acesso a certos dons reservados. NÃO.
Desde um princípio, Deus há amado a todos os homens e há querido que todos cheguem a seu coração de pai. E por isso criou a Igreja ao serviço de toda a humanidade, como instrumento e mensageira da Boa Nova de seu amor.
Os cristãos somos sem dúvida os prediletos de Deus, porque havemos podido conhecer primeiro seu Evangelho. Mas nosso privilégio é o de servir: de levar a todos os homens aqueles dons que para todos estão destinados: para que o Evangelho converta-se em luz do mundo; e para que penetre não só os corações humanos, se não também a vida da sociedade e sua cultura. O Evangelho deve assim fermentar o mundo inteiro para Cristo.

Deve vencer e sanear com sua luz tudo o que haja de trevas e pecado nele. Deve construir pouco a pouco essa grande comunhão de amor que Deus deseja com todo o gênero humano: para que todos os homens cheguem a ser filhos seus e irmãos em Cristo. 
Recebemos uma luz em nosso batismo. Por isso, a Igreja não é uma ilha, uma família encerrada em si mesma, para gozar do amor que une seus membros.

A ela pertencemos para levar sua luz a todos os homens, para iluminar o caminho de todos rumo a Cristo. Os cristãos não podem permanecer enclausurados em suas comunidades ou movimentos. Estes devem ser não só seu lar e laboratório de formação, se não também seu lugar de envio. O lugar desde o qual partimos rumo aos homens, para iluminar com a luz do evangelho os problemas, as alegrias e as esperanças de suas famílias, de seus bairros, de suas escolas, fábricas ou escritórios.

“Ninguém acende uma luz - diz o Evangelho - para escondê-la debaixo de um recipiente, se não para colocá-la sobre um castiçal para que ilumine toda a casa”. No dia de nosso Batismo, todos nós recebemos uma luz - símbolo da missão da Igreja - que a partir desse momento se convertia em missão pessoal de cada um.

Padre Nicolás Schwizer
Movimento apostólico Shoenstatt

Fonte:cancaonova.com



terça-feira, 4 de outubro de 2011

AVIVAMENTO MISSIONÁRIO




Avivamento é tornar-se mais vivo, mais animado, mais intenso, um despertar, a entrada da vida num corpo que já estava morrendo...
 O avivamento é um despertar para a vida no Espírito de Deus, para uma eficácia maior em tudo aquilo que se realize como obra de Deus.
Todo avivamento é um derramamento da Graça, do poderoso Amor de Deus por cada um de nós. É um momento forte de preparação para mantermos a nossa caminhada firme nos desígnios do Senhor. "Ide pelo mundo e pregai o evangelho!" (Mc 16, 15).
Sobre a luz da palavra de São Paulo a Timóteo “Por esse motivo, eu te exorto a reavivar a chama do dom de Deus”. (2Tm 1,6). Queremos celebrar esse dia com muito entusiasmo, sentindo a divina Presença do Senhor, animando e encorajando a cada um de nós para a missão.
Lembremos que somos instrumentos do Senhor para mudar a história de nossa paróquia, transformando em sorriso e graça os corações e mentes abatidos e sem esperança.
PROGRAMAÇÃO
08h00 – Santa Missa
09h30 – Animação e louvor
09h45 – Café partilhado
10h15 – Primeira pregação:
              Tema: Desperta, tu que dormes! (Efésios 5, 14)
               Pregador: Sueli de Jesus (Comunidade Mãe de Deus)
11h15min. – Oração e louvor (por conta do pregador)
12h00 – Almoço comunitário
13h30min. – Retorno, animação e louvor
14h00 - Segunda pregação:
              Tema: Anuncia-me: Kerigma – O Amor do Pai
              Pregador: Sueli de Jesus (Comunidade Mãe de Deus)
15h00 – Animação e louvor
15h15min. Orientações e distribuições para as Santas Missões (dia 23/10)
15h40min. – Animação, louvor e oração
16h00min. Benção do Santíssimo Sacramento e encerramento

                                                           
                                                          VENHA PARTICIPAR!