quinta-feira, 29 de dezembro de 2011

O novo ano que se aproxima...

A chegada de um novo ano reacende esperanças, sonhos, alegrias, expectativas, mas, como tudo o que é novo, provoca medo e insegurança. Na mensagem para a Jornada Mundial da Paz do próximo ano, o Papa Bento XVI aconselha os cristãos a aguardarem 2012 com muita fé e confiança. Um desafio a ser encarado, principalmente pela juventude.

Na mensagem intitulada “Educar os jovens na justiça e na paz”, o Santo Padre reconhece que, em 2011, “houve um aumento no sentimento de frustração devido à crise que atingiu a economia e o trabalho”. O Pontífice destaca ainda que “uma escuridão parece ter coberto este tempo e não nos permite ver com clareza a luz do dia”. Diante de tais ameaças, é preciso mostrar ao jovem que a nossa esperança deve estar alicerçada em Deus.

Em meio a tanta falta de esperança, a força própria do jovem é que deve estar no centro das atenções. É preciso despertar nos jovens “o apreço pelo valor positivo da vida e suscitar neles o desejo de gastar-se pelo Bem”, afirma Bento XVI. E para isso é preciso escutar e valorizar a juventude. (Mensagem do Papa para o Dia Mundial da Paz)

Acreditando no potencial da juventude, o fundador da Comunidade Canção Nova, monsenhor Jonas Abib, iniciou, na década de 60, um intenso trabalho de formação dos jovens cristãos. Neste mês de dezembro, o sacerdote completa 75 anos de idade e sua missão alcançou todo o Brasil e se expandiu por outros países.

Na 45ª mensagem da Jornada Mundial da Paz, o Papa reitera que a Igreja “olha os jovens com esperança, tem confiança neles e os encoraja a buscar a verdade, a defender o bem comum, a ter perspectivas abertas para o mundo e olhos capazes de ver 'coisas novas'”.

Apesar dos grandes sonhos e força de vontade, o jovem se vê tentado a desanimar diante dos obstáculos que encontra. Para superá-los, o Santo Padre os orienta a não se deixarem iludir com ideologias e a estarem firmes em Deus. Ele, sim, é garantia da liberdade e de tudo o que é verdadeiramente bom, verdadeiro e justo e, ao mesmo tempo, amor eterno.

“Não tenham medo de se comprometer, enfrentar o cansaço e o sacrifício, de escolher os caminhos que exigem fidelidade e constância, humildade e dedicação. Vivam com confiança a juventude e os profundos desejos de felicidade, verdade, beleza e amor verdadeiro. Vivam intensamente esta estação da vida tão rica e plena de entusiasmo”. Essas palavras do Santo Padre são as mesmas personificadas por padre Jonas, como carinhosamente o chamamos. Por meio das pregações, do abraço e do olhar, o sacerdote sempre transmite e anima a todos com seu tão conhecido: “Aguenta firme, meu filho!”

Fonte: cancaonova.com

quarta-feira, 21 de dezembro de 2011

Natal é tempo...

Natal é tempo…
de dar um toque na vida com as cores da esperança,
da fé, da paz e do amor.
Também é tempo de preparar,
em nosso coração e em nosso lar,
um espaço para acolher
as sublimes lições da Sagrada Família de Nazaré
e aceitar as inevitáveis surpresas da vida.
Natal é tempo…
de olhar para o céu, encantarmo-nos com a luz das estrelas
e seguir a estrela-guia.
É tempo abençoado de dar mais atenção
à criança que mora em cada um de nós
e às que encontramos em nosso peregrinar,
à procura do caminho que nos leva ao Deus-Menino.
Natal é tempo…
de mais uma vez ouvir, acolher
e repetir a mensagem alegre dos Anjos de Deus.
É tempo de acalentar sonhos de harmonia e paz e,
olhando para os “anjos aqui na Terra”,
dar a nossa contribuição,
para tornar este nosso espaço
um pouco mais parecido com o Céu.
Natal é tempo…
de contemplar o Menino Jesus e Sua Mãe
e envolvermo-nos em silêncio orante.
É tempo de agradecer as manifestações de Deus
e deixarmo-nos extasiar por esse Divino Amor que,
na fragilidade de uma Criança, nos braços de Maria,
veio iluminar nossa fé.
Natal é tempo…
de olhar para o mundo, alimentar a chama do amor
e apreciar o milagre da vida.
É tempo de seguir com atenção
e humildade os passos dos pastores
e os daqueles que têm coração simples e,
em gestos de ternura,
sintonizar mentes e aconchegar corações.
Natal é tempo…
de pensar no irmão próximo e distante
e de colaborar para o renascer do amor.
É tempo de, amorosamente, recompor a vida,
perdoar e abraçar, com a ternura
e a misericórdia do Coração de Deus,
os registros de nossa infância e dos anos que já vivemos.
Na jubilosa esperança do Natal de Jesus Cristo,
estejamos atentos para perceber
e realizar o bem que estiver ao nosso alcance
e sermos um compreensível eco da mensagem de paz
daquela noite em que, gerado por obra do Espírito Santo,
de Maria nasceu o Salvador.


FELIZ  NATAL!

quarta-feira, 7 de dezembro de 2011

Bote Fé!

"Meus queridos jovens, na conclusão do Ano Santo, eu confio a vocês o sinal deste Ano Jubilar: a Cruz de Cristo! Carreguem-na pelo mundo como um símbolo do amor de Cristo pela humanidade, e anunciem a todos que somente na morte e ressurreição de Cristo podemos encontrar a salvação e a redenção” (Beato João Paulo II – 22 de abril de 1984,)

A capital baiana, sé primaz do Brasil (diocese mais antiga do país), receberá em breve os símbolos da Jornada Mundial da Juventude (JMJ). O evento, conhecido como “Bote Fé”, acontecerá nos dias 17,18 e 19 de dezembro. Diversos movimentos, pastorais, e instituições estão envolvidos na realização do evento.
Marcos Felipe Fonseca, secretário arquidiocesano do Setor Juventude de Salvador, ressalta que receber a Cruz e o Ícone não é somente ter  em sua cidade os símbolos de um evento de cunho missionário, mas significa também toda experiência de fé que este grandioso evento proporcionou e continua a proporcionar a diversos jovens de todo o mundo.
- A Juventude de Salvador já se prepara com entusiasmo e ansiedade para acolher estes Símbolos, que de maneira muito especial representam uma nova experiência com a fé católica para a nossa cidade, e para o nosso país, que terá o seu cume em 2013, no Rio de Janeiro - entusiasma-se.

No primeiro dia (17), as atividades se iniciam às 11 horas, com a acolhida da Cruz e do Ícone de Nossa Senhora na entrada da Ilha de Salinas, onde haverá uma carreata pela região. Às 15:00h, Dom Gilson Andrade celebrará a Santa Missa em Itaparica e, pela noite, os símbolos chegam em Cruz das Almas, onde haverá novamente, uma Celebração Eucarística, presidida também por Dom Gilson.

No sábado (18), os jovens despertarão cedo, às 05:30 am, para estar na BR 324 (Km 613), Entrada de Valéria, com Alvorada e Carreata para o Santuário de Irmã Dulce, a freira baiana recentemente beatificada pelo Papa Bento XVI. Em seguida, haverá a caminhada para o Santuário do Senhor do Bonfim. Às 9:00h, haverá missa presidida por Dom Murilo Krieger, arcebispo metropolitano e, após a celebração Eucarística, a Cruz e o Ícone ficarão no Bonfim para visitação até às 13:00h.

Um momento muito esperado será a recepção dos ícones no Campo Grande, às 15:00h, com a caminhada até a Praça Municipal com shows da Banda Dominus e Ministério Alto Louvor e logo após, a atração terá Eliana Ribeiro e artistas locais na Praça Municipal.
 Além disso, a Pastoral da Juventude de Salvador realizará na segunda-feira (19), uma visita a jovens carentes e excluídos, necessitados do amor de Cristo.
- A Cruz visitará algumas realidades específicas e especiais, pois passará pela Fundação da Criança e do Adolescente Tancredo Neves (Fundac), e também por uma penitenciária (Mata Escura), representando que a JMJ acolhe também os jovens excluídos e marginalizados - conta Marcos Felipe. - Podemos esperar do Bote Fé Salvador, muito ânimo, muita fé e sobretudo muita esperança na juventude. Salvador também quer fazer ecoar a sua voz que diz, "Eu acredito na Juventude!

Por Amandda Souza

fonte: jovensconectados.com

Revolução Jesus




JESUS VAI REVOLUCIONAR, VAMOS JUNTOS?!
QUEM COMO DEUS!