terça-feira, 31 de janeiro de 2012

São João Bosco, rogai por nós!

Nasceu perto de Turim, na Itália, em 1815. Muito cedo conheceu o que significava a palavra sofrimento, pois perdeu o pai tendo apenas 2 anos. Sofreu incompreensões por causa de um irmão muito violento que teve. Dom Bosco quis ser sacerdote, mas sua mãe o alertava: “Se você quer ser padre para ser rico, eu não vou visitá-lo, porque nasci na pobreza e quero morrer nela”.

Logo, Dom Bosco foi crescendo diante do testemunho de sua mãe Margarida, uma mulher de oração e discernimento. Ele teve que sair muito cedo de casa, mas aquele seu desejo de ser padre o acompanhou. Com 26 anos de idade, ele recebeu a graça da ordenação sacerdotal. Um homem carismático, Dom Bosco sofreu. Desde cedo, ele foi visitado por sonhos proféticos que só vieram a se realizar ao longo dos anos. Um homem sensível, de caridade com os jovens, se fez tudo para todos. Dom Bosco foi ao encontro da necessidade e da realidade daqueles jovens que não tinham onde viver, necessitavam de uma nova evangelização, de acolhimento. Um sacerdote corajoso, mas muito incompreendido. Foi chamado de louco por muitos devido à sua ousadia e à sua docilidade ao Divino Espírito Santo.

Dom Bosco, criador dos oratórios. Catequeses e orientações profissionais foram surgindo para os jovens. Enfim, Dom Bosco era um homem voltado para o céu e, por isso, enraizado com o sofrimento humano, especialmente, dos jovens. Grande devoto da Santíssima Virgem Auxiliadora, foi um homem de trabalho e oração. Exemplo para os jovens, foi pai e mestre, como encontramos citado na liturgia de hoje. São João Bosco foi modelo, mas também soube observar tantos outros exemplos. Fundou a Congregação dos Salesianos dedicada à proteção de São Francisco de Sales, que foi o santo da mansidão. Isso que Dom Bosco foi também para aqueles jovens e para muitos, inclusive aqueles que não o compreendiam.

Para a Canção Nova, para a Igreja e para todos nós, é um grande intercessor, porque viveu a intimidade com Nosso Senhor. Homem orante, de um trabalho santificado, em tudo viveu a inspiração de Deus. Deixou uma grande família, um grande exemplo de como viver na graça, fiel a Nosso Senhor Jesus Cristo.

Em 31 de janeiro de 1888, tendo se desgastado por amor a Deus e pela salvação das almas, ele partiu. Mas está conosco no seu testemunho e na sua intercessão.

FILME DE SÃO JOÃO BOSCO, CONFIRA!




"Dai-me almas e ficai com o resto, o que me importa é a juventude santa.
 São João Bosco, rogai por nós!

sábado, 28 de janeiro de 2012

Escolhi por Amor!

Hoje estava navegando por uma rede de relacionamento e deparei com uma página bastante interessante que "defende a beleza e a pureza da castidade", a comunidade chama-se: CASTIDADE POR AMOR. Essa não é uma iniciativa comum, ao contrário, um ato ousado e corajoso. Ao ver uma imagem que chamou muito a minha atenção como jovem cristã, a primeira coisa que fiz foi compartilhá-la. Logo surgiram os comentários, e um me fez refletir, dizia assim: "Enquanto alguns carregam cartazes, como nos shows do Festival de Verão ( Vi um que uma jovem colocou para Luan Santana: "Deixa eu ser sua "nêga" hoje" ), esse grupo defende a beleza e a pureza da castidade!)" Esse comentário traduziu tudo o que pensei enquanto compartilhava aquela foto, sim, pois fazemos parte de um  mundo que grita pelo Sexo e pelas Drogas, a beleza de  viver a castidade está deturpada. O que precisamos é isso, ser Santos a cada dia, precisamos fazer parte da geração SANTOS DE CALÇA JEANS, ter uma vida de VALER A PENA e não de DAR PENA! Precisamos dizer NÃO, aquilo que nos faz pecar contra castidade (Olhar, Pensar, Escutar, Desejar, Sexo antes do casamento, entre outros) SIM, nós não pecamos apenas quando queimamos etapas, mas nesses exemplos citados também e muitos outros. Precisamos de jovens que vivam em santidade, que grite o PHN (POR HOJE NÃO) a cada dia, afinal, nossa conversão é processual, contínua. Vamos gritar para o mundo que é possível vivermos a castidade, sendo jovens do século XXI, e que só a castidade é capaz de nos fazer homens e mulheres por inteiro, e muito felizes!

"A castidade é um segredo que os jovens cristãos têm para a sua vida. Ela é bela, é vigor, é potencial que nos faz desabrochar na oração, no amor a Deus e aos irmãos. A castidade é janela para a santidade. Ela nos potencializa para o serviço e a doação plena a Deus e aos outros. É um chamado a amar, não a fugir dos outros."


A castidade é felicidade! Por isso a castidade é para TODOS: jovens, idosos, homens, mulheres, religiosos ou não!





A Vida é Feita de Escolhas, EU Resolvo Esperar e VOCÊ??

DEUS TE ABENÇOE!!

Por: Isabela Rosas

terça-feira, 24 de janeiro de 2012

Castidade, Deus quer e você consegue!

O sexo tem um sentido muito profundo; é o instrumento da expressão do amor conjugal e da procriação. Toda vez que ele é usado, antes ou fora do casamento, de qualquer forma que seja, peca-se contra a castidade.
A castidade é uma virtude moral. É também um dom de Deus, uma graça, um fruto da obra espiritual (Cf. Gl 5,22-23). O Espírito Santo concede o dom de imitar a pureza de Cristo àquele que foi regenerado pela água do Batismo (Cf. Catecismo da Igreja Católica - CIC §2345).
“E todo aquele que nele tem esta esperança, se torna puro como ele é puro” (1Jo 3,3). A castidade significa a integração correta da sexualidade na pessoa e, com isso, a unidade do homem em seu ser corporal. Para se viver uma vida casta é necessária a aprendizagem do domínio de si; ou o homem comanda suas paixões e obtém a paz ou se deixa subjugar por elas e se torna infeliz.
Santo Agostinho disse que: “A dignidade do homem exige que ele possa agir de acordo com uma opção consciente e livre, isto é, movido e levado por convicção pessoal e não por força de um impulso interno cego ou debaixo de mera coação externa. O homem consegue esta dignidade quando, libertado de todo cativeiro das paixões, caminha para o seu fim pela escolha livre do bem e procura eficazmente os meios aptos com diligente aplicação.” (Confissões, 10,29,40).
Para se viver segundo a castidade é preciso resistir às tentações por intermédio dos meios que a Igreja nos ensina: fugir das tentações, obedecer aos mandamentos, viver uma vida sacramental, especialmente freqüentando sempre a Confissão e a Comunhão, e viver uma vida de oração. Muito nos ajuda nisso a reza do santo Rosário de Nossa Senhora e a devoção e auxílio dos santos (cf. CIC §2340).
Santo Agostinho afirmou também que: “A castidade nos recompõe, reconduzindo-nos a esta unidade que tínhamos perdido quando nos dispersamos na multiplicidade” (Confissões, 10,29,40).
A virtude da castidade é comandada pela virtude cardeal da temperança, que faz depender da razão as paixões e os apetites da sensibilidade humana (cf. CIC §2341). O homem que vive entregue às paixões da carne, na verdade, vive de “cabeça para baixo”; sua escala de valores é invertida; torna-se fraco. Não é mais um homem; mas, uma caricatura de homem.
Infelizmente, a sociedade hoje ensina os jovens a darem vazão e satisfação a todos os baixos instintos; essa “educação” é uma forma de animalizar o ser humano, pois coloca os seus instintos acima de sua razão e de sua espiritualidade.
O domínio de si mesmo é fundamental para a pessoa ser capaz de se doar aos outros. A castidade torna aquele que a pratica apto para amar o próximo e ser uma testemunha do amor de Deus. Quem não luta para ter o domínio de si mesmo é um egoísta; não é capaz de amar. Por isso, a castidade é escola de caridade. A Igreja ensina que: “Todo batizado é chamado à castidade. O cristão “se vestiu de Cristo” (Cf. Gl 3,27), modelo de toda castidade. Todos os fiéis de Cristo são chamados a levar uma vida casta segundo seu específico estado de vida. No momento do Batismo, o cristão se comprometeu a viver sua afetividade na castidade” (CIC §2348).
Santo Ambrósio ensinava que: “As pessoas casadas são convidadas a viver a castidade conjugal; os outros praticam a castidade na continência; isso significa viver a vida sexual apenas com o seu cônjuge. Existem três formas da virtude da castidade: a primeira, dos esposos; a segunda, da viuvez; a terceira, da virgindade. Nós não louvamos uma delas excluindo as outras. Nisso a disciplina da Igreja é rica (Vid. 23)” (CIC §2349).
Também os noivos são chamados a viver em castidade. A vida sexual só deve ser vivida após o casamento, pois só então o casal se pertence mutuamente, e para sempre, com um compromisso de vida assumido um com o outro para sempre.
“Os noivos são convidados a viver a castidade na continência. Nessa provação eles verão uma descoberta do respeito mútuo, uma aprendizagem da fidelidade e da esperança de se receberem ambos da parte de Deus. Reservarão para o tempo do casamento as manifestações de ternura específicas do amor conjugal. Ajudar-se-ão mutuamente a crescer na castidade” (CIC §2350).

(Artigo extraído do livro “A MORAL CATÓLICA”)

Oração para Pedir a Castidade

Senhor Jesus Cristo, esposo da minha alma, deleite do meu coração, verdade do meu coração e da minha alma. Me ajoelho diante de Ti e te peço, com todo o fervor do qual sou capaz, de conceder-me a graça de perseverar e crescer cada dia na vida de fé.
Por isso, doce Jesus, faz que eu rejeite cada tentação, ponha um freio aos desejos da carne e aos desejos das riquezas que se agitam na minha alma.
Concede-me, com a tua ajuda, a graça de guardar a castidade e a pureza do coração.
Ó santíssima e imaculada Virgem Maria, virgem das virgens e mãe nossa amadíssima, purifica cada dia o meu coração e a minha alma, pede para mim o santo temor do Senhor e a graça da temperança.
São José, guardião da virgindade de Maria, guarda a minha alma de cada pecado.
Gloriosos arcanjos Miguel, Gabriel e Rafael, espelhos de humildade e de pureza, com a potência divina dá-me força e coragem nas provas da vida, defende-me de todas as tentações do maligno, guarda-me na paz.
Vós todas Virgens santas, que seguiram em toda parte o Cordeiro divino, intercedei por mim de modo que não peque em pensamentos, palavras, obras e omissões e jamais me separe do coração puríssimo de Jesus.
Amém!
 

CASTIDADE, DEUS QUER E VOCÊ CONSEGUE!


sábado, 21 de janeiro de 2012

Ser Cristão: O amor é a fé!

Como prova do seu amor, Deus deu seu único filho para que morresse por nossos pecados. Este derramou seu sangue na cruz por nós.
E será que estamos fazendo por merecer tanto amor? Será que realmente estamos sendo cristãos? Será que estamos amando o próximo? E será que realmente temos fé?
Para você o que é ser cristão? É somente vir a igreja todos os domingos? E lá fora? E toda a ganância, a corrupção, o egoísmo, a degradação ao meio ambiente, o perdão não concedido e o amor ao próximo que nunca é sentido.
“Dalai Lama diz que o que mais surpreende no mundo é o ser humano, pois passa metade de sua vida gastando a saúde em busca de dinheiro, depois gasta a outra metade da vida gastando o dinheiro em busca de recuperar a saúde, vive como se nunca fosse morrer e morre como se jamais houvesse vivido ”.
Ser cristão é bem mais que isso. É amar, é perdoar, é respeitar, cuidar, preservar, ser amigo, buscar a Deus em todos os momentos da vida e não somente nas horas difíceis de medo e angustia. Agradeça a Ele pelo ontem, pelo hoje e pelo que ainda há de vir. Temos 86.400 segundos por dia. Quantos você já tirou hoje para agradecer e louvar a Deus?
O principio de um cristão é o amor, por que Deus é amor, e só o amor pode fazer as pessoas mudarem, pois sem ele nem estamos aqui hoje.
E a fé o que é? A fé é a certeza de coisas que se esperam, é a convicção de fatos que não se vêem. (Hebreus 11,1).
Lucas 10,25. Ame a Deus acima de todas as coisas e ao próximo como a ti mesmo.
Lá não diz ame apenas aos ricos, poderosos e bem vestidos. Jesus morreu por todos nós, e ressuscitou. E vive em nós, seja no mais pobre ou no mais rico, no branco, no preto, no baixo ou no alto, mas será que estamos cumprindo o principal mandamento? Você já sorriu para um amigo ou irmão hoje? Para nós um sorriso é pouco, mas para algumas pessoas, um sorriso pode ser a melhor coisa que vai ganhar no dia.
Deus também vive naquele que você ainda não abraçou, não perdoou, ou esqueceu-se de dizer obrigado, eu te amo, me perdoe, você é especial.
Só existem dois dias no ano em que nada pode ser feito, um se chama “ontem” e o outro “amanha”, por isso hoje é o dia certo para louvar, agradecer, sorrir, cuidar, amar, perdoar, para dizer eu te amo e principalmente para ser feliz.

Fonte:jesusmeusalvador.com

terça-feira, 17 de janeiro de 2012

O grande desafio de ser JOVEM

Ser jovem nos dias de hoje é um grande desafio, principalmente quando temos de lidar com tantas decisões difíceis e também com nosso próprio amadurecimento, mas sem se perder dos sonhos e da personalidade.
O que mais tem sido arrancado do jovem é a sua capacidade de sonhar, ter sua própria opinião e estilo. Se hoje a atriz da novela usou um penteado diferente, amanhã muitas são as jovens que a imitam; se o cantor usa um penteado para o lado tampando os olhos, muitos são os que usam também. Suas personalidades não são mais formadas, são ditadas pela moda e pela mídia.
A grande pergunta é: “Jovem, onde estão os seus sonhos, o seu estilo e a sua maneira de pensar e agir?” Como não perguntar: “Será que você é feliz seguindo um caminho predeterminado?”.
Ser jovem é se descobrir, é buscar uma direção a seguir, amadurecer com liberdade e seguir os sonhos com coragem e liberdade. Se no seu coração há sonhos abafados ou esquecidos, é momento de reacender a chama, de lutar por eles. A sua vontade de ser feliz precisa ser maior do que o seu medo de não ser aceito por ser diferente. Você precisa se libertar para ser feliz. O meio mais eficaz é lançar-se nos braços de Deus, pois Ele é o único capaz de libertá-lo e conduzi-lo rumo aos seus sonhos e à paz que você tanto espera encontrar.
Imagine uma pessoa que tem o sonho de pular de paraquedas. Ela pensa, planeja, olha para o céu, mas descobre que aquilo não vai agradar aos seus “amigos” ou ” está fora de moda”. Então, para agradar e não ser criticada, abafa seu sonho e não tira os pés do chão, assim como uma águia que sonha alçar vôo, mas prefere ciscar o chão como uma galinha.
Quando um sonho é perdido, nasce uma alma infeliz que disfarça um sorriso para esconder sua frustração de não ser livre e, assim, ser aceita por aqueles que a rodeiam, mas que não a ama de verdade. O verdadeiro amigo pula com você ao invés de lhe prender ao chão. Liberte-se e seja feliz!
“Existe uma força mais poderosa do que a energia atômica: a vontade!” (Albert Einstein)

Fonte:destravecancaonova