quinta-feira, 2 de setembro de 2010

Encontro Vocacional 29/08/2010

"O Senhor te chama, qual a sua resposta?"

Nesse final de semana 29/08, aconteceu na Paróquia São José de Amaralina, o encontro vocacional 2010 conduzido pela Ir. Dada e animado pelo ministério jovem da paróquia. O tema refletido foi "O Senhor te chama, qual a sua resposta?", com um jeito bem descontraído e alegre (identidade do jovem), Ir. Dada conduziu o encontro com simplicidade e beleza. Suas dinâmicas fizeram com que todos os jovens perdessem a timidez e mergulhasssem nas atividades propostas, uma delas foi atores por um dia, cada grupo fez uma pequena apresentação com o tema: "Os desafios dos jovens que estão fora da igreja, como conquistá-los?", fazendo com que, cada um descobrisse sua capacidade.
Ir. Dada





O encontro foi finalizado com a dinâmica da rede, cada pessoa escolhia uma outra, jogava o barbante e dizia sua mensagem, formando uma grande rede. Depois de tudo, restou o "gostinho de quero mais". 

"Muitos são os chamados, mas poucos são os escolhidos"  Mt 22, 14
    

Jovens montando apresentação
Jovens discutindo idéias para apresentação
  "Jovens que fazem a diferença"

Os jovens que são determinados, criativos e empreendedores sobreviverão no sistema competitivo. Os que não têm metas nem ousadia para materializar seus projetos poderão viver á sombra dos pais e engrossar a massa de desempregados. Jovens desqualificados intelectualmente prejudicam o futuro de uma nação. Por que a riqueza das nações sobe e desce? Por que as riquezas familiares não duram até a terceira geração? Por causa do material humano.
Precisamos qualificar nossos filhos e alunos. Eles devem sentir-se importantes na escola, precisam ser treinados a ser líderes. Devem participar das decisões familiares, como a compra do carro, o roteiro das viagens, a ida a restaurantes e até no orçamento familiar.

Mais um grupo que apresentaram
Precisam aprender a fazer escolhas. Assim aprenderão uma dura lição: toda escolha implica perdas e não apenas ganhos.

A síndrome SPA ( síndrome do pensamento acelerado) deixa nossos filhos agitados. 

Outro grupo
Eles detestam rotina, e por isso reclamam que "não têm nada pra fazer". Eles têm muito para fazer, mas a rotina exaspera a ansiedade.

Se os engajarmos em projetos sociais, suas vidas darão uma guinada. A emoção deles será estruturada, o pensamento, enquietado, e de quebra aprenderão a importância de servir. 

  
Grupo 1
Como poderão subir no pódio se desprezam o treinamento? Como brilharão na sociedade se não têm conexão com ela? Considerar nossos filhos e alunos apenas como receptores de informação e consumidores de bens materiais é uma afronta à inteligência deles.


Grupo 1
Precisamos formar jovens que façam a diferença no mundo, que proponham mudanças, que resgatem seu sentido existencial e o sentido das coisas. (Ricoeur, 1960).

Grupo 2



Uma das causas que levam milhões de jovens a usar drogas, a ter depressão, a ser alienados e até pensar em suicídio é que eles não têm sentido de vida, nem engajamento social.  O tédio os consome. 

Por isso, numa atitude insana, eles partem para o uso de drogas, como tentativa de aliviar sua  ansiedade e angústia, e não apenas para saciar sua curiosidade. 


Grupo 3










Muitos jovens usam drogas como antidepressivos e tranquilizantes. Infelizmente, esta atitude os levam a viver na mais dramática prisão: o cárcere da emoção.



Grupo 3
A educação não precisa de reforma, mas de uma revolução. A educação do futuro precisa formar pensadores, empreendedores, sonhadores, líderes não apenas do mundo em que estamos, mas do mundo que somos. (Texto utilizado para reflexão)

Grupo 4



Grupo4

"Precisamos formar jovens que façam a diferença no mundo"







   "A emoção deles será estruturada, o pensamento aquietado, e de quebra aprenderão a importância de servir"
Grande rede - dinâmica

"A semente, se guardada, não germina.
A semente lançada germina e reproduz."








Nenhum comentário:

Postar um comentário