segunda-feira, 9 de maio de 2011

Fica Conosco, Senhor!



Oração de Bento XVI, Papa,
em seu Discurso de Abertura à V Conferência do CELAM 

Fica conosco, Senhor, “porque é tarde e o dia já declina” (Lc24,29).
Fica conosco, Senhor, e acompanha-nos, mesmo que nem sempre tenhamos sabido reconhecer-Te.
Fica conosco, Senhor, porque em torno a nós as sombras estão se fazendo mais densas, mas Tu és a Luz. Em nossos corações se insinua a desesperança, mas Tu nos fazes arder com a certeza da Páscoa. Estamos cansados do caminho, mas Tu nos confortas na fração do pão, para que anunciemos a nossos irmãos que ressuscitaste verdadeiramente e que nos deste como missão sermos testemunhas de tua ressurreição.
Fica conosco, Senhor, quando em torno a nossa fé católica surgem as sombras da dúvida, do cansaço ou das dificuldades: Tu és a própria Verdade e, como revelador do Pai, ilumina nossas mentes com tua Palavra; ajuda-nos a sentir a beleza de crer em Ti.
Fica em nossas famílias, ilumina-as em suas dúvidas, sustenta-as em suas dificuldades, consola-as em seus sofrimentos e em suas fadigas diárias, quando em torno a elas se acumulam as sombras que ameaçam sua unidade e natureza.
Tu que és a Vida, Fica em nossos lares, para que eles continuem a ser ninhos onde nasça a vida humana, abundante e generosamente, onde se acolha, se ame, se respeite a vida desde sua concepção até seu declínio natural.
Fica, Senhor, com aqueles que, em nossa sociedade, são mais vulneráveis: Fica com os pobres e os humildes, com os indígenas e com os afro-americanos, que não sempre encontraram espaços e apoio para expressar a riqueza de sua cultura e a sabedoria de sua identidade.
Fica, Senhor, com nossas crianças e com nossos jovens, que são a esperança e a riqueza de nosso Continente, protege-os das muitas insídias que atentam contra sua inocência e contra suas legítimas esperanças.
Oh, Bom Pastor, Fica com nossos anciãos e com nossos doentes! Fortalece a todos em sua fé para que sejam discípulos e missionários! 

Aparecida, 12 de maio de 2007.
(Tradução do espanhol de Frei Neylor J. Tonin, franciscano, irmão menor e pecador)



Nenhum comentário:

Postar um comentário